domingo, 16 de junho de 2013

INTRODUÇÃO


Com o curso Melhor Gestão Melhor Ensino, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tivemos a oportunidade de realizar um plano de aula em grupo, onde um dos objetivos era demonstrar a importância do uso do percurso e da narrativa, para a construção do conhecimento matemático.


QUESTÃO ANALISADA


PERCURSO


PLANO DE AULA

CONTEÚDO: Sistema de Medida- comprimento;

TEMA: Grandezas e Sistema de Medidas;

ANO/ SÉRIE: 6º ano/ série.

HABILIDADE:
  • Conhecer o sistema de medidas de comprimento;
  • Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medidas padronizadas;

GRUPO DE COMPETÊNCIASGrupo II- Competência para realizar.

BLOCO TEMÁTICO: Sistema de medidas de comprimento;

OBJETIVO:

  • Compreender o conceito de medidas de comprimento;
  • Aprender a medir o comprimento de objetos;
  • Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como km/m/ cm/ mm/ kg/ g/mg/l/ml; 

JUSTIFICATIVA:

  • A primeira ideia que deve ser enfatizada é de uma medida que envolve sempre uma comparação;
  • Medir é um processo em que se compara uma grandeza a outra de mesma natureza, obtendo como resultado um valor numérico;

PROCEDIMENTOS:

  • Atividade experimental que envolve a realização de medidas usando como unidade partes do corpo  como: palma da mão, pé, objeto do cotidiano padronizado ou não;
  • Solicitar aos alunos que meçam a largura da sala de aula, carteiras e etc, utilizando materiais disponíveis na escola, cada medição deve ser anotada em seu caderno, os resultados devem ser postos na lousa;
  • Converse com a classe sobre as diferenças encontradas;
  • Cada objeto medido em sala deverá ser anotada no caderno e leve a classe a conclusão de que é necessário padronizar a unidade de comprimento para que todos obtenham medidas iguais;
  • Havendo ainda diferenças, perguntar a classe porque erraram;
  • Os alunos devem ser estimulados a realizar nova medição e concluir que é necessário existir uma unidade padrão de comprimento que seja reconhecido por todos;

NARRATIVA:

Diferentes povos-medidas diferentes, texto extraído do livro A Conquista da Matemática, 6° ano/ José Ruy Giovanni Junior, Benedito Castrucci. – pág. 259 a 260. Ed. Renovada.- São Paulo: FTD, 2009.

Poesia


RECURSOS:
  • Régua com escalas, fita métrica, metro articulado, barbante e trena;
  • Jogos em computadores;
  • Vídeo- aula: Telecurso
Acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=yMIDVpDehtI
  • Caderno do Aluno;
  • Livro Didático;
  • Sala de informática - Sala do Acessa Escola.




AVALIAÇÃO:

Pode-se avaliar todo o processo de ensino e aprendizagem em dois níveis:

a) Individual: em que os alunos recapitulam e reflitam obre o que aprenderam e as tarefas que concretizaram. Atividade e exercícios envolvendo a transformação de unidade de medida;

b) Coletiva: Com a ajuda do professor, os alunos aplicarão as informações trabalhadas e as conclusões obtidas em situações diferentes daquela vivida em sala de aula, generalizações e conceitualizações;


RECUPERAÇÃO:

Metodologia diferenciada;
Feedback das dificuldades, aplicar outra avaliação sobre  o assunto já visto para verificar se o objeto da matéria estudada foi atingido;
Apoio do professor de PA (professor auxiliar), assessorando o professor da classe com os alunos com maior dificuldade para atingir as habilidades e competências desejadas;


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor e Caderno do Aluno: Matemática, Ensino Fundamental – 5ª a 8ª séries, 2008.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência  para a avaliação: documento básico: SARESP.  São Paulo: SEE, 2009.

José Ruy Giovanni Junior, Benedito Castrucci A Conquista da Matemática.  6° ano. – pág. 259 a 260. Ed. Renovada.- São Paulo: FTD, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário